IGUALDADE DE GÊNERO,RAÇA/ETNIA NA EDUCAÇÃO FORMAL- Família, Hierarquias e a interface público/privado.

terça-feira, 1 de maio de 2012


Com o escopo de diminuir o hiato existente quanto à oportunidade social de alcançar a Educação Formal pelas diferentes raças e etnias no Brasil, as Administrações Pública Federal, Estadual e Municipal desenvolvem uma diversidade de políticas públicas, através de projetos e programas,  direcionadas para a educação formal, buscando o resgate da dignidade da Mulher, do Negro e do Indígena. As políticas Públicas buscam espelhar na sociedade uma maior e mais digna igualdade de gênero, raça/etnia para educação formal. Abaixo exemplos de alguns projetos e programas desenvolvidos no País:

  Esse projeto tem como objetivo dar continuidade e ampliar as atividades de pesquisa e capacitação de professores da rede pública de ensino e gestores municipais de educação para o trabalho com a população do campo. A primeira  edição dessas atividades contou com financiamento do MEC/SECAD, e envolveu diretamente 400 pessoas.





  o Projeto Enem que - baseado na proposta do Ministério da Educação para avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos alunos no fim do EM - consta de aulas específicas do Exame e simulados (este apenas para o 3º ano) para trabalhar conteúdos e resolução de questões.

 O PEC-G é um programa do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação e do Desporto. Ele é regulamentado pelo Protocolo datado de 13 de março de 1998, assinado por representantes dos dois ministérios.




 Visa a melhoria da pós-graduação brasileira, através de avaliação, divulgação, formação de recursos e promoção da cooperação científica internacional.



 O Todos pela Educação é um movimento de diversos setores da sociedade que tem por objetivo efetivar o direito à educação pública de qualidade. Assim, espera-se que até 2022, bicentenário da Independência do Brasil, todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino básico apropriado.






 O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. O FIES foi criado em 1999 e a partir deste ano passa a funcionar com importantes mudanças que facilitaram ainda mais a contratação do financiamento por parte dos estudantes.


O PNDH-3 representa um verdadeiro roteiro para seguirmos consolidando os alicerces desse edifício democrático: diálogo permanente entre Estado e sociedade civil; transparência em todas as esferas de governo; primazia dos Direitos Humanos nas políticas internas e nas relações internacionais; caráter laico do Estado; universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais; opção clara pelo desenvolvimento sustentável; respeito à diversidade; combate às desigualdades; erradicação da fome e da extrema pobreza.




O ProUni - Programa Universidade para Todos foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.





O Projeto atende jovens com idade entre 16 e 29 anos, filhos e filhas de agricultores familiares, e está de acordo com uma das diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Pnater, que é enfocar o desenvolvimento de processos educativos permanentes e continuados, visando a formação da juventude rural, como forma de estimular a sua permanência no campo, promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.No currículo, estão temas como agricultura familiar, ética, agroecologia, associativismo, comercialização e mercado, meio ambiente e segurança alimentar, além de qualificações voltadas para o empreendedorismo e administração rural.

POSTADO PELAS ALUNAS- MARISTELA GARCIA PIOVEZAN E RENILZA KUSTER.

FONTE= www.itribuna.com.br/campo.../programa-jovem-aprendiz-terra.
 fjblogger.com/campolimpo1/2011/.../programa-forca-jovem-na-iurd
www.campograndenews.com.br/.../programa-jovem-aprendiz-recebe
 
 

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