IGUALDADE DE GÊNERO,RAÇA/ETNIA NA EDUCAÇÃO FORMAL- Família, Hierarquias e a interface público/privado.

quinta-feira, 29 de março de 2012

A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A CONQUISTA DA CIDADANIA.



É perceptível, na sociedade brasileira, a tomada de rumos desbravadores e promissores da mulher na busca do reconhecimento da sua dignidade e cidadania.
O Estado Brasileiro vem adotando, mesmo que de modo tímido,  políticas públicas afirmativas em setores sociais específicos  na busca de sanar o hiato existente entre os gêneros, buscando oportunizar condições mais  igualitárias na concretização dos anseios e necessidades dos cidadãos(ãs).
Para que a Mulher possa vir realmente a desempenhar a sua cidadania no Brasil, necessário se faz que se promovam discussões e análises sobre a significação do ser na sociedade, bem como o reconhecimento de que os entes sociais são diferentes, mas que essas diferenças são relacionais, que discursos, verdades e histórias são construídos para o privilégio de uns em detrimento de outros. 
Necessária é a educação multicultural da sociedade que defenda a  linguagem e as atitudes não-sexistas,  que defenda   a   articulação   e   a   negociação   das   diferenças   de   gênero   em   nossa sociedade.
Importantíssimo é ter a consciência de que mudanças urgentes precisam acontecer, políticas públicas focadas nas diversidades são urgentes, objetivando que os seres humanos possam articular uma vivência mutuamente inclusiva, onde homens e mulheres possam compreender  suas vidas por  uma visão mais ampla, para que a partir daí consigam participar das mais  variadas formas da criação de um futuro sustentável, igualitário e renovado.
As intervenções dos movimentos feministas têm contribuído significativamente para o reconhecimento da diversidade  quando  da  elaboração  das  políticas  públicas  e  da organização  do Estado. As articulações dos movimentos  feministas  brasileiros  com  o Estado  para  incorporação  de  suas  temáticas  nos  espaços  institucionais  tem sido o alicerce de muitas vitórias das Mulheres nas áreas social, política, econômica, educacional, etc.
  O Movimento Feminista tem como proposta um plano de sociedade alternativa e assenta como escopo a eliminação, ou ao menos  modificação  intensa,  da  ordem  patriarcal  e  de  seu  poder regulador,  em  nome  de  princípios  de  igualdade,  de  equidade  e  de  justiça  social.  Os movimentos feministas congregam um conjugado de discursos e práticas que dão precedência à luta das mulheres para delatar a desigualdade de gênero no seio social no Estado Democrático de Direito.
(POSTADO POR MARISTELA GARCIA PIOVEZAN)

BIBLIOGRAFIA-
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 2008.
CASTELLES, M. O Poder da Identidade. Vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COMPARATO, F. A Nova Cidadania. In Lua Nova 28 —29. São Paulo: CEDEC/Marco Zero, 1993. p. 85–106.
DALLARI, A. Estado de Direito e Cidadania. In: Revista Universidade e Sociedade, nº 14, ano VIII, out São Paulo: ANDES, 1997.
DAMATTA, R. A Casa e a Rua: espaço, cidadania mulher e morte no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan AS, 1991.
GUZMÁN, V. A Equidade de Gênero como Tema de Debate e de políticas Públicas. In: FARIAS, N. SILVEIRA, M. e NOBRE, M. (orgs.). Gênero nas Políticas Públicas. São Paulo: SOF, 2006. p. 63–86.

Nenhum comentário:

Postar um comentário