IGUALDADE DE GÊNERO,RAÇA/ETNIA NA EDUCAÇÃO FORMAL- Família, Hierarquias e a interface público/privado.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

REALIZANDO POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE AFONSOCLAUDENSE.

Buscando dados junto à Secretaria de Ação Social da Municipalidade de Afonso Cláudio constatou-se que esta procura desenvolver políticas públicas comprometidas com a diminuição do hiato existente entre os gêneros que formam os seus setores sociais.
Entre as Políticas Públicas desenvolvidas no Município pode-se destacar os seguintes programas que surtiram efeitos significativos no passado e por isso continuam a ser desenvolvidos ainda no presente, com êxito, sanando as dificuldades de gênero da comunidade afonsoclaudense - se não resolvendo o problema, mas pelo menos amenizando-o de forma muito expressiva.
Os programas Sociais abaixo descritos melhoram a autoestima das mulheres, melhorando a sua saúde física, psicológica e emocional, preparando-as para o mercado de trabalho no Município, dando-lhes oportunidades alternativas de melhorar a renda familiar.
O CRAS- Centro de Assistência Social- desenvolve Oficinas para as mulheres carentes, onde cursos e materiais são oferecidos gratuitamente pela Ação Social que contrata oficineiros para desenvolver habilidades diversas que tornam o trabalho da Mulher mais aprimorado e agregado de valor: Cursos de pintura, pedreiro para mulher, flores e sabonete decorados, crochê, culinária, informática, doces cristalizados. Há uma diversidade de cursos oferecidos pelo CRAS que varia de acordo com a demanda, e os cursos têm em média a duração de 6 meses, podendo vir a se repetir, como já foi dito, de acordo com a procura pelo mesmo.
O CREAS- Centro de Referência Especializada da Assistência Social- desenvolve com as mulheres afonsoclaudenses uma horta comunitária ( onde as verduras são usadas para cultura de subsistência e também vendidas na feira como renda familiar).
Outro Programa Social,  importantíssimo, constatado no Município,  desenvolvido pelo CRAS juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, é o destinado a um grupo de gestantes que tem todo o acompanhamento pré-natal, mensal, com atendimento médico, psicológico, orientação sobre aleitamento materno e aos cuidados devidos ao bebê. No último mês de gestação, a parturiente recebe uma ajuda de custo de R$200,00 (duzentos reais) e um Kit-enxoval para o bebê.
O CREAS também presta atendimento físico, emocional, psicológico e social às vítimas de violência doméstica. O atendimento às vítimas é feito em grupo ou individualmente, dependendo da avaliação de cada caso. Os resultados alcançados são significativos no Município e muito tem contribuído para a reconstrução da dignidade da Mulher Afonsoclaudense, e para a sua caminhada no desempenho da cidadania.
Todas as Políticas Públicas supracitadas contam com  recursos Federal, Estadual e Municipal para a sua concretização.

OFICINAS PROFISSIONALIZANTES DESENVOLVIDAS PELO CRAS



CRAS DESENVOLVENDO ATIVIDADES PROFISSIONALIZANTES COM PARTICIPANTES DO CURSO

CRAS E SECRETARIA MUNICIPAL ORIENTANDO PARTURIENTES



ATENDIMENTO AO GRUPO DE GESTANTES FEITO PELO CRAS E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
 

MULHERES GRÁVIDAS RECEBENDO APOIO DO CRAS E SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE




CRAS DESENVOLVENDO TRABALHANDO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS MULHERES SOBRE
 OS CUIDADOS PÓS-NATAL DEVIDOS COM O RECÉM-NASCIDO


O CREA DE AFONSO CLÁUDIO PROPORCIONA, ALÉM DO TRATAMENTO FÍSICO, TAMBÉM O TRATAMENTO PSÍQUICO-EMOCIONAL ÀS PARTURIENTES, EM TERAPIA DE GRUPO OU INDIVIDUAL, DEPENDENDO DE CADA CASO.


PRODUTOS ARTESANAIS FRUTOS DAS MÃOS HABILIDOSAS DAS MULHERES AFONSOCLAUDENSES
 QUE FREQUENTAM O CRAS E BUSCAM SE APERFEIÇOAR NO TRABALHO ARTESANAL

 

FONTE: Secretaria de Ação Social de Afonso Cláudio.
www.afonsoclaudio.es.gov.br/
TEXTO POSTADO POR RENILZA KUSTER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário