IGUALDADE DE GÊNERO,RAÇA/ETNIA NA EDUCAÇÃO FORMAL- Família, Hierarquias e a interface público/privado.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

RAÍZES SOCIAIS DO RACISMO

Numa Pesquisa realizada em Afonso Cláudio-ES, por  membros do Curso de GPPGR-ACLA 04, com 150 pessoas de pele branca, com idade variável de 20 a 35 anos, do sexo feminino e masculino,  entre os dias 20 de novembro a 08 de dezembro de 2011, onde foi feita a seguinte pergunta: -   SE VOCÊ TIVESSE O FIRME PROPÓSITO DE ADOTAR UMA CRIANÇA, adotaria uma negra, de 04 anos de idade, retirada dos pais que perderam  o poder familiar por alcoolismo paterno e maus tratos da  mãe  praticados contra a criança?   Foi obtido o seguinte resultado:


Após a resposta de cada pessoa à pergunta acima,  foi proposta uma nova pergunta: e se essa criança fosse branca,  com características físicas parecidas com a dos seus familiares, e fosse filha de um casal que não enfrentasse conflitos raciais, pessoais e sociais, mas que houvessem sidos vitimados em um acidente automobilístico ou coisa parecida? Você a adotaria?
Foi obtido o seguinte resultado:


Poste o seu comentário à pesquisa acima: o posicionamento da população foi racista? você agiria da mesma forma se tivesse o propósito de adotar uma criança? A raça é dado determinante que deve ser avaliado no momento da adoção? O meio no qual a criança vivia poderá influenciar negativamente no processo de adoção se fosse você o adotante?

FONTE= PESQUISA DE CAMPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário