IGUALDADE DE GÊNERO,RAÇA/ETNIA NA EDUCAÇÃO FORMAL- Família, Hierarquias e a interface público/privado.

domingo, 24 de julho de 2011

Políticas Públicas

Podemos definir Política Pública como um conjunto de ações que são desencadeadas pelo Estado, tanto em nível Federal, Estadual e Municipal. Este pode ser desenvolvido em parceria com organizações não governamentais, que visam responder as demandas principalmente dos setores marginalizados da sociedade.
Cabendo ao Estado propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio das políticas públicas, buscando discutir que visam desenvolver projetos onde os mesmos possam beneficiar à população ou grupos de pessoas com determinadas necessidade, podemos destacar a situação da mulher que sofre vários tipos de discriminação. E a Constituição Brasileira assegura o bem comum em nosso país. E é neste contexto que devemos construir uma sociedade livre, mais justa e solidária e assim reduzir e eliminar as desigualdades.

Quando falamos em democracia, direitos para todos, pensamos que realmente somos iguais, mas, a luta por direitos humanos trouxe, por um lado, uma série de conquistas afirmadas em nossa legislação. Entretanto, as conquistas destes direitos na Lei não foram suficientes para alterar a realidade de discriminação e de preconceito, construída historicamente e que se encontra inserida em nossa cultura e na mentalidade da nossa sociedade e presente no cotidiano com violações destes direitos.
Sabemos que a discriminação é ação concreta que implica no tratamento que desconsideram as necessidades e especificidades dos sujeitos concretos. Para ações de discriminação a Lei prevê sanções, punições, obrigatoriedades. Pois não podemos discriminar negros, mulheres, crianças, homossexuais ou deficientes porque são diferentes do sujeito que fora construído historicamente “homem, branco, adulto, heterossexual, sem deficiência”.
Ainda há uma grande dificuldade da sociedade brasileira em assumir a questão racial como um problema que necessita ser enfrentado. Enquanto esse processo de enfrentamento não ocorrer, as desigualdades sociais baseadas na discriminação racial continuarão.
Portanto, planejar o combate às discriminações exige ações concretas. Temos direitos a igualdade, liberdade, segurança... Vivemos em um país com uma imensa diversidade cultural, onde todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

As políticas públicas se apóiam no ideário da igualdade, mas se pensarmos a situação da mulher negra no Brasil, observaremos que são as que mais sofrem desigualdade social. Elas recebem menos que os homens mesmo tendo um grau de escolaridades superior ao deles.

É interessante observar que, apesar das inúmeras conquistas das mulheres, a realidade social das negras ainda é bem diferente das demais, pois o ingresso no mercado de trabalho ainda é um desafio para as mulheres negras, mas é claro com exceção para as funções sem qualquer qualificação.
Ainda há uma grande dificuldade da sociedade brasileira em assumir a questão racial como um problema que necessita ser enfrentado. Enquanto esse processo de enfrentamento não ocorrer, as desigualdades sociais baseadas na discriminação racial continuarão, e, com tendência ao acirramento, ainda mais quando se trata de igualdade de oportunidades em todos os aspectos da sociedade.
Devemos pensar em uma sociedade mais justa, onde se possa promover a solidariedade e a igualdade entre homens e mulheres, sem distinção de raça, etnia, cor, classe social, religião, defendendo os direitos dos cidadãos negros, especialmente das mulheres incentivando sua interação no mercado de trabalho e na sociedade.

O estudo realizado ressalta a desigualdade de raça e de gênero dentro da sociedade brasileira, trazendo propostas para lutar pelo princípio de igualdade, respeito às diferenças e justiças, para que assim se possa atingir o nível de sociedade mais justa e igualitária em busca de oportunidade para todos.
Enquanto gestores de sala de aula e diante da grande diversidade cultural existente podemos contribuir dando oportunidades iguais a todos com base em valores fundamentais, como ética e moral. Atuando com responsabilidade visando para que todos os alunos sejam tratados com igualdade, justiça e respeito independente da raça, sexo, idade, nacionalidade, deficiência, religião, orientação sexual...
E diante da grande diversidade cultural e social existente no meio escolar, o professor deve oferecer aos alunos oportunidades iguais, com valores fundamentados no meio onde estão inseridos, promovendo o bem estar de cada um, respeitando sua crença, condição financeira, sexo, nacionalidade, bem como suas limitações. Atuando com responsabilidade e coerência para que todos os alunos sejam tratados com igualdade, justiça e respeito.

E sem dúvida estes textos nos levam a uma grande reflexão a tudo que se encontra a nossa volta, pois os temas abordados são de reais vivências em nosso cotidiano. Portanto devemos trabalhar com olhos bem atentos para qualquer situação que haja discriminação, fazendo intervenções necessárias para que os preconceitos sejam superados, usando –se da melhor metodologia existente que é ser um mediador através do diálogo, levando o aluno a ser crítico e reflexivo sobre qualquer atitude que tenha feito dentro da sala de aula ou em qualquer âmbito da escola.
Consciente do papel que os educadores exercem na sociedade, cabe-nos o grande desafio de estar atentos às diferenças, e de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las. E na escola precisamos mostrar aos alunos que existem outras culturas e que os mesmos devem interagir reconhecendo o pluralismo cultural brasileiro. Portanto em nossa prática de ensino é necessário questionar o cotidiano escolar entre os alunos, fazendo-lhes compreender o jeito de ser de cada um, respeitando as diferenças. Pensando assim seria um dos caminhos para combater os preconceitos e discriminações que estão ligados à raça, ao gênero, às deficiências, à idade e à cultura, constituindo assim um novo pensar.

referencia
Reflexão feita pelos alunos a partir dos textos do Módulo 1 – Políticas Públicas e Promoção da Igualdade.

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