IGUALDADE DE GÊNERO,RAÇA/ETNIA NA EDUCAÇÃO FORMAL- Família, Hierarquias e a interface público/privado.

domingo, 24 de julho de 2011

Família


Link: familias.ilga-portugal.pt

Conceituar família e diferenciá-la de outros grupos sociais a que somos ligados é o grande desafio do mundo contemporâneo, no momento em que a célula básica apresenta tantos arranjos e configurações.
A imagem da família Nuclear (modelo de acordo com a Constituição Federal) consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum.Com isso muitas vezes até ignoramos que existem variadas possibilidades dela se constituir , e a maneira como ela se estrutura é totalmente irrelevante do ponto de vista da necessidade natural para que se mantenha uma identidade como entidade familiar.
Atualmente, convivemos com diversas estruturas familiares,dentre elas temos a família Alargada ou Extensa onde co-habitam ascendentes, descendentes e/ou colaterais por consangüinidade ou não, para além de progenitor.
Família Mono-parental constituída por progenitor que co-habita com o(s) seu(s) descendente(s).
Família Reconstruída, onde existe uma nova união conjugal com ou sem descendentes de relações anteriores de um ou dois cônjuges.
Além dessas estruturas, existem também as denominados de “Famílias Alternativas”, sendo elas as famílias Comunitárias (ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças são dos pais e da escola, nessas famílias o papel dos pais é descentralizados, sendo as crianças de responsabilidade de todos os membros adultos)ou Homossexuais (existe uma ligação conjugal ou marital entre duas pessoas do mesmo sexo, que podem incluir crianças adotadas ou filhos biológicos de um ou ambos dos parceiros).

Link: http://mgfamiliar.net/tip.famil.pdf (acesso em 21/07/11 às: 10:15)
http://www.fiscolex.com.br (acesso em 21/07/11 às: 10:35)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Familia#Conceito_de_fam.C3.ADlia (acesso em 21/07/11 às: 12:55)

Nenhum comentário:

Postar um comentário